segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Gerativismo

Noam Chomsky
O Gerativismo ou Teoria gerativa é uma tentativa de formalização dos fatos lingüísticos, aplicando um tratamento matemático preciso, explícito e finito às propriedades das línguas naturais.Isto é, a linguagem purista pode ser compreendida e com isso facilitar o aprendizado dos idiomas. Ele foi criado por Noam Chomsky, em oposição ao estruturalismo bloomfieldiano.
Ela foi denominada Gerativa exatamente por ser um sistema de regras e princípios formalizado ou explícito, o que significa que essas regras e princípios só podem ser operados sob condições específicas, sendo, no entanto, automaticamente aplicadas desde que satisfeitas essas condições podendo criar infinitas frases.
Nos estudos do Gerativismo, é dado ênfase no falante através de seu desempenho e competência. Competência é o conhecimento da língua que o falante tem armazenado em sua memória durante sua vida; Desempenho é a performance durante a fala, que resulta da competência do falante e de outros fatores como a ocasião social em que o falante se encontra.
O Gerativismo sucede o Estruturalismo, este com ênfase apenas na gramática apresentada nos textos e aquele tem o falante idealizado (competência e desempenho);
Atualmente, os estudos de "Linguística" tem por base um terceiro paradigma que sucede o Estruturalismo e o Gerativismo. Esse paradigma é a Pragmática onde o falante é o "sujeito" da ação e, defende a funcionalidade da língua e o que se denomina "gramática de uso". Nos estudos da Pragmática, a língua não é definida apenas como código com apenas o objetivo da comunicação, mas também como "interação" entre o falante e o interlocutor .

Nenhum comentário:

Postar um comentário