segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Comunicação animal e linguagem humana

 Até aqui, todas as tentativas de observações sérias praticadas por animais falharam. Nem mesmo os animais que emitem algum som ou gritos variados parecem transmitir comportamentos dos quais possamos inferir que se transmitem mensagens "faladas". As condições fundamentais de uma comuniação propriamente linguística parecem faltar no mundo dos animais. Podemos dizer, no entanto, graças aos estudos que duraram por volta de trinta anos, de Karl von Frisch (Professor de Zoologia na Universidade de Munique), que as abelhas têm um modo de comunicar-se. As observações deste pesquisador nos permitem conhecer este modo de comunicação das abelhas. A primeira observação é que assim que a abelha que saiu da colméia, volta, é imediatamente rodeada por suas companheiras, e no meio daquela efervescência, elas estendem em sua direção as antenas para colher o pólen ou absorvem o néctar que vomita.É desse modo que conseguem distinguir o tipo de alimento que buscarão. Depois, executa danças. E é neste momento que dá-se a comunicação entre elas. Para cada movimento temos um significado diferente. A dança em círculos indica que o local do alimento deve estar próximo da colméia, num raio de, aproximadamente, cem metros. Já a outra dança, em oitos, indica que o alimento está em uma distância um pouco maior, além de cem metros até seis quilômetros. Quanto menos "oitos" ela fizer em relação a um tempo, maior será a distância. Também nestas danças temos, além da distância, a direção do alimento. Essa informação é dada no eixo do "oito" em direção ao sol. Inclinando para direita ou esquerda, esse eixo indica o ângulo que que o local da descoberta forma com o sol.
Todas essas informações nos fazer perceber que o fato consiste em, inicialmente, numa manifestação de aptidão para simbolizar: há uma correspondência entre seu comportamento e dado que traduz. Porém, não podemos dizer que esta é uma linguagem porque, primeiramente, ela não possui nenhum tipo de aparelho "vocal", que possa transmitir sonoramente suas informações, não sendo possível, assim, que se comuniquem a noite.  A linguagem humana não conhece essa limitação. Isso significa, também, que as abelhas não conhecem o diálogo, limitando-se apenas a transmitir uma  determinada mensagem. E são essas informações que nos permitem referir à essas mensagens como uma "comunicação" e não como linguagem.
 A linguagem humana é a capacidade de simbolização, dialogismo. Ela não é etiquetada, não reproduz sempre a mesma informação.

Somos "diferentes" :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário